tudo sobre lápis grafite

Atualizado: 17 de mar. de 2020

como eu disse no post anterior, a pretensão deste blog é compartilhar conhecimento, e pra começar, farei uma série de posts chamada o básico do básico do básico sobre algum tema do universo das artes visuais.

acho que o nosso primeiro contato com o desenho se dá através de suas ferramentas básicas: lápis e papel. mas como nada é óbvio nessa vida, vim aqui apresentar o básico sobre esse material que você obviamente já conhece mas talvez desconheça todas as suas variedades.

você já deve ter reparado numas letrinhas e números gravados na ponta dos lápis. sabe o que esses códigos significam? o miolo dos lápis de grafite (mais conhecido como “mina de grafite”) é composto por uma mistura de argila e grafite. quanto maior a quantidade de argila na mistura, mais duro e mais claro é o traço do lápis, e quanto maior a quantidade de grafite, mais macio e mais escuro.

os lápis de grafite são classificados em relação à dureza (hard) e à intensidade da cor (black). essa classificação, que se tornou um padrão internacional, foi criada por Lothar Faber no século XVIII, e vai desde 10H a 10B (algumas marcas possuem uma gradação maior):

10H, 9H, 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B, 10B

o HB (hard & black) é um lápis com consistência intermediária, mais utilizado para escrita, enquanto o F (fine) tem um traço fino e resistente, ideal para desenhos técnicos que necessitam de muita precisão. existem também os lápis integrais, que nada mais são do que a mina de grafite pura, envolta por uma película de verniz. além de terem uma durabilidade muito longa, são excelentes para fazer decalques e cobrir superfícies de maneira uniforme. são encontrados numa gradação menor.

mas calma! você não precisa fazer uma coleção completa de lápis pra começar a desenhar. dá próxima vez que for a uma papelaria ou loja de materiais artísticos, teste alguns lápis e veja quais se adequam mais às suas necessidades. em geral, eu indico fazer um kit básico com umas 4 ou 5 opções (H, B, 2B, 6B, 9B por exemplo) para que você tenha uma gama maior de opções pra treinar.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram