Desenvolvi um projeto de aplicativo, a partir da minha própria experiência, enquanto facilitadora de uma oficina de aquarela para mães no puerpério acompanhadas de seus bebês, cujas aulas presenciais, no SESC Pinheiros, foram interrompidas pela Pandemia do COVID- 19.

 

A dificuldade de integração social de mulheres/mães na sociedade foi ainda mais dificultada com a pandemia por conta das medidas de distanciamento social, assim, busquei uma solução a longo prazo que ajudasse a conectar mulheres que estivessem se sentindo sozinhas, isoladas e sem uma rede de apoio por perto para ampará-las nesse momento tão delicado de suas vidas.


Foi assim que o aplicativo MOTHER foi sistematicamente construído, evoluindo ao protótipo final que foi apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de UX Design da EBAC - Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia.

Sobre

 

MOTHERN é um aplicativo voltado para mães de todas as idades que queiram se conectar com outras mães que estejam por perto. O aplicativo foca na mulher como indivíduo, para além das questões da maternidade, e tem como missão:

1. Fomentar o encontro virtual e real de mulheres com interesses em comum.

2. Proporcionar a criação de novas redes de apoio para mães e famílias. 

3. Estimular o comércio local a realizar e tornar seus espaço mais "child friendly".

Purple App Phone Mockup Sales Marketing

Etapa 1: Desk Research

Para começar, procurei mapear iniciativas online e offline, dentro e fora do Brasil, focando em América Latina principalmente. Encontrei diversos aplicativos voltados para o público materno, porém, a maior parte deles é voltada para a organização dos compromissos com o bebê (como consultas médicas, vacinas etc) e dicas de saúde (aleitamento, sono, cólicas, introdução alimentar, etc). Percebi  que poucos são focados na mulher como indivíduo para além da maternidade. Também fizemos uma classificação dessas iniciativas por características:

  1. Iniciativas offline

  2. Fóruns temáticos

  3. Aplicativos de encontro (tipo “Tinder”) 

  4. Aplicativos focados em cuidados com os filhos

mapa.png

Nesta segunda etapa, elegi  as metodologias de pesquisa que seriam aplicadas, fiz  o recrutamento de usuárias, e por conta do tempo e das limitações impostas pelo distanciamento social, escolhi  começar com um Questionário via Google Docs. .

 

Foram elaborados dois formulários com as mesmas perguntas, sendo um em português e outro em espanhol. O recrutamento foi feito a partir de grupos de áreas diversas com os quais eu tinha contato, amigas e grupos de mães.

 

O objetivo principal era identificar quais ferramentas de tecnologia as mães já utilizam para criar redes de apoio e/ou facilitar a sua maternagem e mapear os aplicativos e/ou outros gadgets, sites e plataformas mais utilizados (ou o desconhecimento sobre eles) por essas mulheres.

Ibiza Sunset 3.png

Amostragem

O questionário ficou disponível para resposta por 10 dias e a amostragem foi de 50 mulheres de 11 países, sendo:
Argentina (1), Brasil (17), Chile (3 ), Colombia (3), El Salvador (1), Equador (4 ), Espanha (9 ), Guatemala (1), Malta (1), México (9) e
Nicaragua (1).

- Faixa etária: 29 a 52 anos.

- Quantidade de filhos:

grafico de uso de apps 1.png
Ibiza Sunset 3.png

Resultados 

A maioria das entrevistadas disse não utilizar aplicativos voltados para o público materno. As que disseram utilizar, citaram aplicativos diferentes dos identificados na Desk Research. 100% disseram desconhecer aplicativos com o intuito de conectar mães. 

quantos filhos 2.png

Algumas das frases ditas pelas entrevistas sobre quais eram suas expectativas em relação ao aplicativo foram:

“Localizar atividades para bebês e crianças na região, atividades em grupo, atividades gratuitas pra público infantil, espaços receptivos para mães e bebês (lazer, cultura e cursos) por geolocalização”

“Um app que seja para mães mas que não seja somente sobre maternidade.”

“Encontrar indicação de babás, profissionais, escolas, espaços para crianças em contraturnos, motoristas etc.”

“Na maioria dos aplicativos, mães com diferentes expectativas estão juntas e sempre há desconforto (tipo de criação, alimentação, como lidar com desafios)”

“Conhecer outras mães que estão próximas.”

“Encontrar tópicos por idade das crianças. Conectar mães por interesses comuns”

“...já entrei algumas vezes em grupos e mesmo assim, tem julgamentos e mães que se sentem superiores...”

Ibiza Sunset 3.png

Solução

 

Nossa solução é o desenvolvimento de um aplicativo de relacionamento que promova o encontro de MULHERES & MÃES (incluindo mulheres que ainda não são mães, mas que estão tentando engravidar ou que já estão grávidas), a partir de seus interesses pessoais, focando nelas enquanto indivíduos, pensando no comportamento ATUAL da  MATERNIDADE.

smartmockups_kp5ptert.jpg
Purple App Phone Mockup Sales Marketing

Para isso, o aplicativo funcionará com “match” entre a usuária e grupos de acordo com os seus interesses, crenças, etc.

Purple App Phone Mockup Sales Marketing

Esses grupos funcionarão como fóruns, onde as usuárias poderão se conhecer melhor coletivamente, e também poderão iniciar conversas  particulares com outras usuárias.

Purple App Phone Mockup Sales Marketing

Ele também oferecerá um mapa que mostrará as opções de serviços dentro da região que é pré-definida pelas usuárias.

Profissionais como médicos, motoristas, babás etc, poderão se cadastrar no aplicativo para serem encontrados, assim como estabelecimentos comerciais que sejam ou que promovam eventos “child-friendly”.